Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand

Acompanhe:

Diretoria da ACIAC visita unidade de Medianeira da FRIMESA

A Presidente da ACIAC Sueli Rosália Barbiéri Silva e o Prefeito Municipal Marcel Micheletto, acompanhados de demais diretores da associação comercial e do Vice Prefeito João Aparecido Pegoraro, Primeira Dama – Franciane Micheletto, Presidente da Câmara – Natanael Ferreira, vereadores Renato Sall, Luis Kemel, Osmar Rink, Vera Pestana, Agnaldo Romanini, Marcos Pixute, Cezinha Lulu,  representantes do SICREDI – Vanessa Scane, Sicoob – José Carlos de Souza, Sindicato Patronal – Valdemar Melato, dos Trabalhadores Rurais – Antonio Orlandini, SEBRAE – Orestes e a imprensa, visitaram na quarta-feira, 11, a indústria de suínos FRIMESA, na cidade de Medianeira. As lideranças chateaubriandenses foram recepcionadas pelo Diretor Presidente Valter Vanzella e Diretor Executivo Elias José Zydek.

A visita técnica foi iniciada com uma explanação do que é a FRIMESA, a apresentação do projeto de instalação do frigorífico em Assis Chateaubriand e visita ao frigorífico. 

FRIMESA

A FRIMESA de Medianeira é uma central, ou seja, é uma sede administrativa  e fruto da união de 5 cooperativas: Copagril, Copacool, Primata, C.Vale e Lar.

Fundada em 13 de dezembro de 1977, oferece 330 produtos atendendo todo o Brasil e mercados dos 5 continentes.

Têm 5 unidades industriais, 10 filiais de vendas, atua no segmento de carnes e lácteos, sendo 380 itens comercializados divididos em 250 em carnes e 130 em lácteos. São 700 mil litros/média de volume diário de leite recebido, abate diariamente 6 mil cabeças de suínos e tem uma produção de industrializados de 328.691 toneladas/ano. A Frimesa tem 30.831 pontos de venda. Seu faturamento em 2014 chegou a R$ 2 bilhões e a expectativa para 2015 é de R$ 2,28 bilhões. Sua área construída é de 50 mil metros quadrados.

 

O QUE SERÁ O FRIGORÍFICO EM ASSIS CHATEAUBRIAND

Este assunto foi apresentado por Elias José Zydek – Diretor Executivo da FRIMESA. Segundo Elias a unidade frigorífica em Assis Chateaubriand fará abate, desossa e industrialização, com capacidade operacional de 1.000 cabeças /hora.

O projeto é baseado nos seguintes parâmetros:

-252 dias úteis /abate;

- 14.800 cabeças / dia de suínos abatidos;

- 1.000 cabeças /hora;

- 149.660 – matrizes alojadas.

A implantação obedecerá um cronograma de 4 etapas:

1 etapa: Operar com meio turno de abate e meio de desossa, processando 3.759 cabeças/dia. A industrialização será no turno inteiro.

2 etapa: Operar com abate, desossa e indústria no turno inteiro, atingindo 7 mil cabeças/dia.

3 etapa: Operar um turno e meio atingindo 11.250 cabeças/dia a dois turnos inteiros.

4 etapa: Operar com 2 turnos inteiros, atingindo 14.800 cabeças/dia. Este até 2020.

Na primeira etapa serão 3.500 funcionários diretos e na segunda etapa mais 2.500 funcionários. Estarão envolvidos mais de 8 mil indiretos.

 

EXECUÇAO DA OBRA

- Segundo semestre de 2015 – terraplanagem, escavações, adequações de terraplanagem com conclusão das obras para 2018.

- Inicio das operações: Segundo semestre de 2018

- Operação normal: 2019

 

PROJETO:

 Serão 110 mil metros de área construída.

 

DEPOIMENTOS

Diretor Presidente da FRIMESA – VALTER VANZELLA: A área já foi comprada e nós queremos iniciar as obras no segundo semestre deste ano. 

 

Elias José Zidek – Diretor Executiva relatou que aproximadamente 60% do peso da carcaça será industrializado no frigorífico em Assis Chateaubriand. Serão 4 linhas básicas de industrializados: lingüiça frescal, lingüiça defumada, presuntaria com 12 itens e a quarta linha é o bacon” explicou. 

 

Prefeito Marcel Micheletto: Este será o maior frigorífico de suínos da América Latina. “Eu acredito no cooperativismo e não tenho palavras do quanto isso representará em prosperidade para a cidade. Será o antes e o depois de Assis.  Nós já estamos projetando o nosso município, preparando-o para a nova realidade. Serão várias oportunidades e eu quero agradecer a Frimesa por todo este apoio” comentou. 

 

Presidente da ACIAC Sueli Rosália Barbiéri Silva: “Obrigada FRIMESA por esta grande oportunidade que oferece ao município de Assis Chateaubriand. Estamos colocando a ACIAC a disposição e contem com o nosso apoio sempre. Estamos muito felizes com a excelente notícia da vinda da FRIMESA em nossa cidade”, frisou. 

 

Presidente da ACIAC Sueli Barbiéri entrega placa de agradecimento ao Diretor Presidente da FRIMESA Valter Vanzela. Ato foi acompanhado pelo Diretor Executivo  Elias Zidek e o Prefeito Municipal Marcel Micheletto. 

 

Após apresentações todos tiveram a oportunidade de conhecer o frigorífico.

Assis Chateaubriand presente em reunião na FRIMESA de Medianeira. 

 

 




<< Voltar


<< Voltar


Cadastre-se em nossa newsletter