Logo para link de acesso ao SPC Brasil
25/05/2023

ACIAC vai integrar ao Programa Oeste em Desenvolvimento

ACIAC vai integrar ao Programa Oeste em Desenvolvimento

Com a participação de mais de 60 instituições, há nove anos, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) busca promover o crescimento econômico e sustentável do Oeste do Paraná, por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações. Com o pensamento no mesmo sentido e ocupando um papel protagonista na região, a diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand (ACIAC) assinará, no dia 1º de junho de 2023, às 19h30, a adesão da entidade ao Programa Oeste em Desenvolvimento (POD).

 

A inauguração do maior frigorífico de suínos da América Latina, da Frimesa, coloca o município de Assis Chateaubriand em grande destaque em toda a região Oeste e no estado do Paraná, com grande expectativa de crescimento nos próximos anos. Para o presidente da ACIAC, José Claudemir Lourenço, a Associação Comercial local não pode ficar de fora dos grandes debates e discutições sobre a realidade de toda a região. "Sentimos que agora é o momento e não podemos mais ficar de fora. Vários segmentos já participam do POD, como empresas públicas e privadas, cooperativas e outras instituições. Com mais esse passo, teremos direito a voto em importantes discussões da região", destaca o presidente.

 

Com a participação ativa no Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), a ACIAC terá mais força para requerimento de projetos e outras demandas. "Por meio do POD, podemos reunir as lideranças, discutir ideias e cobrar das autoridades, onde, sozinhos, não conseguimos chegar. Seremos um sócio participativo. Importantes decisões serão tomadas e teremos direito a participar. Levamos a proposta à diretoria, que aprovou para essa adesão. Temos a intenção de fazer um bom trabalho para que, em um futuro próximo, possamos colher bons frutos, porque Assis vai ter muitas grandes demandas e temos que estar atentos a isso. Devemos pensar a médio e a longo prazo no melhor para a nossa comunidade", conclui o presidente Lourenço.

 

Desde sua criação, o Programa demonstra seu protagonismo estratégico e de ação que estruturam o crescimento da Região Oeste, por meio de oito câmaras técnicas. Uma das características mais fortes do POD é transformar cidades em uma região forte, estratégica e com imenso potencial de crescimento. Com a participação de todas as esferas da sociedade e com atuação suprapartidária e institucional, o programa cumpre seu papel de aglutinador dos setores público e privado no planejamento do futuro do território, evitando a descontinuidade das políticas públicas de desenvolvimento ao priorizar as chamadas Políticas de Estado, que perduram mesmo após as mudanças nas gestões municipais, estaduais e federais, gerando impacto e fazendo a diferença para o desenvolvimento do Território.